Fornecedores

Ao longo de toda a sua existência, a Sotécnica sempre considerou os seus fornecedores parceiros fundamentais para o sucesso da sua atividade, indispensáveis na satisfação cabal e atempada das solicitações dos seus clientes.

Da qualidade dos seus produtos e serviços dependeu em grande parte o cumprimento dos nossos compromissos e a capacidade de resposta aos desafios que nos foram colocados.

Perante as vicissitudes dos mercados atuais, torna-se ainda mais premente a necessidade de reforçar as relações de parcerias fortes e duradouras com os fornecedores que mantenham capacidade de inovação e adaptação às novas exigências.

Estamos empenhados em dinamizar relações mútuas de transparência, honestidade e rigor com os que partilham destes princípios, certos que assim será mais fácil obter o sucesso de todos.

CONDIÇÕES GERAIS DE COMPRA
   
1.    CONDIÇÕES GERAIS
1.1    Estas Condições Gerais de Compra aplicam-se a todos os Pedidos de Compra e Contratos emitidos pela Sotécnica.
1.2    Caso exista alguma divergência entre estas Condições Gerais e algum dos documentos acima indicados, prevalece o que constar destes.
1.3    Quaisquer condições de venda do Fornecedor que se desviem destas Condições de Compra só serão válidas após aceitação escrita da Sotécnica.
1.4    Apenas os Pedidos de Compra processados por computador são aceites e comprometem a Sotécnica. Os pedidos verbais têm que dar origem à emissão do respetivo Pedido de Compra.
1.5    Toda e qualquer alteração solicitada pelo Fornecedor tem de ser aprovada por escrito pela Sotécnica.

2.    ACEITAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA
2.1    O Pedido de Compra considera-se aceite se o Fornecedor não declarar expressamente por escrito não aceitar o mesmo. Qualquer entrega, ainda que parcial, objeto de um Pedido de Compra será considerada como aceitação da mesma e das presentes Condições Gerais de Compra.

3.    FORNECIMENTO
3.1    Os Pedidos de Compra devem ser satisfeitos no cumprimento rigoroso de todas as condições neles indicadas.
3.2    Todos os materiais ou mercadorias estão sujeitos a verificação quantitativa e qualitativa. No caso de não corresponderem, no todo ou em parte, às especificações do Pedido de Compra serão devolvidos, devendo o Fornecedor encarregar-se da sua substituição imediata, ficando a seu cargo as despesas inerentes à sua devolução e substituição.
3.3    Salvo acordo escrito em contrário, é da responsabilidade do Fornecedor a realização das Inspeções e Ensaios necessários à verificação da conformidade dos materiais fornecidos.
3.4    Os preços são fixos, não sujeitos a revisão, para os bens colocados no local indicado no Pedido de Compra.
3.5    Os preços incluem embalagem adequada, transporte, carga, descarga e seguro das mercadorias.
3.6    Os prazos e as datas acordadas têm carácter vinculativo. O Fornecedor compromete-se a avisar a Sotécnica logo que detete a dificuldade de cumprir o prazo acordado, o que não diminui a sua responsabilidade pelo não cumprimento do mesmo.
3.7    A data de receção do bem ou serviço, nas devidas condições, no local previsto, é considerada como a data relevante para cumprimento do fornecimento.
3.8    Todas as entregas devem ser acompanhadas de Guias de Remessa e/ou Fatura com a indicação do número do respetivo Pedido de Compra.
3.9    O Fornecedor assume as responsabilidades eventualmente emergentes da utilização, detenção ou venda pela Sotécnica, dos materiais ou mercadorias que lhe tenham sido fornecidas na execução do Pedido de Compra, bem como se obriga a responder e a indemnizá-la por todas as despesas e prejuízos que venha a efetuar e suportar por virtude de ação movida por terceiros e resultante da violação de patentes, modelos ou quaisquer outros direitos análogos, legalmente protegidos.
  4.    FATURAÇÃO - PAGAMENTO
4.1    A fatura deve ser emitida (em original e duplicado) após a entrega do bem ou serviço, contendo o número da Guia de Remessa e do respetivo Pedido de Compra, bem como a descrição dos bens ou serviços, para além dos dados legais.
4.2    Só serão aceites as faturas que respeitem o ponto anterior.
4.3    Os pagamentos serão efetuados segundo  as condições acordadas com o Fornecedor e após conferência da fatura.
4.4    O Fornecedor deverá solicitar autorização escrita da Sotécnica caso queira ceder os seus créditos a terceiros.

5.    GARANTIA
5.1    O Fornecedor garante que o fornecimento do bem ou serviço é efetuado isento de qualquer defeito de fabrico ou conceção.
5.2    Salvo disposição contrária acordada entre as partes, a duração do período de garantia é de dois anos, contados a partir da data de receção do bem ou serviço.
5.3    Durante o período de garantia, o Fornecedor compromete-se a substituir ou reparar, por sua conta e risco, todos os bens que apresentem avarias, defeitos ou qualquer incompatibilidade com as condições técnicas ou normas em vigor.
5.4    Os bens reparados ou substituídos beneficiam das mesmas condições de garantia por um novo período igual ao inicial.

6.    RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
6.1    O Fornecedor obriga-se a cumprir as obrigações legais na relação com os seus trabalhadores, bem como na proteção do meio ambiente, adotando medidas de redução de impacte ambiental e reforço da segurança no trabalho.

7.    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
7.1    Os Fornecedores e Prestadores de Serviços são avaliados anualmente no que se refere à Qualidade do atendimento, à Qualidade dos Produtos e Serviços fornecidos, ao cumprimento dos requisitos que lhes foram pedidos, ao tratamento das reclamações, à assistência após-venda, bem como às suas práticas ambientais e de segurança no trabalho.
7.2    A Sotécnica disponibilizará a classificação obtida por cada entidade a seu pedido e entrará em contacto com os Fornecedores cujo desempenho tenha ficado abaixo do considerado satisfatório, para análise conjunta das causas e ações de melhoria a implementar.   

8.    LEI E FORO COMPETENTE
8.1    Estas Condições Gerais de Compra regem-se pela legislação Portuguesa em vigor, com renúncia a qualquer outra.
8.2    Para dirimir quaisquer questões emergentes da execução destas Condições Gerais de Compra é competente o foro da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.