O novo Confinamento de segurança para o reator n. 4, danificado, da central nuclear de Chernobyl é uma maravilha da engenharia do mundo moderno.
Feito para durar 100 anos, mais do que uma vida inteira de um ser humano, irá proteger várias gerações vindouras.
O Arco irá servir, principalmente, como contenção de materiais radioativos, proteger o público e os trabalhadores que ainda fazem seu dia a dia no local e, finalmente, proteger o sarcófago existente que cobre o reator contra danos climáticos
A Actemium Portugal participou no projeto com a implementação do Sistema Integrado de Controlo e do Sistema de Monitorização de Radiação. Ao longo de 4 anos, entre 2015 e 2019, o âmbito de trabalhos da Actemium incluiu várias outras atividades.
As suas características funcionais aliadas à sua arquitetura e dimensão colossal, implicou, em termos de projeto algumas exigências especiais, entre as quais, ao nível da ventilação, combate a incêndio e proteção contra incêndio, controle de acessos, manuseamento de materiais e monitorização de radiação. É seguro afirmar que o desafio foi proporcional à dimensão do Arco.
Ao longo da fase de construção, foram produzidos mais de 700 armários de controlo na nossa unidade de fabrico. Os Ensaios de Aceitação em Fábrica foram realizados com a participação do cliente, procedimento esse que evitou semanas de adaptações no local.
A instalação e arranque dos sistemas fornecidos teve a supervisão dos engenheiros e técnicos da Actemium Portugal, nomeadamente para os armários de controlo e potência, as redes de comunicações, a instrumentação e passagem de cabos.