Sistema de Monitorização da Conduta de Cloreto de Vinil
A Actemium Portugal e a Actemium OGE Solutions Frankfurt estão, em conjunto, a renovar o equipamento de monitorização da conduta de transporte de cloreto de vinil.
A Companhia Industrial de Resinas Sintéticas (CIRES) faz parte do Grupo japonês Shin-Etsu, o líder mundial na produção de PVC, desde 2009.
A matéria-prima para a produção de PVC é o cloreto de vinilo, produzido pela Shin-Etsu PVC B.V. na Holanda e transportado por navio para Portugal até ao porto de Aveiro, sendo posteriormente transportado em conduta até à fábrica em Estarreja.
Foi adjudicada à Actemium Portugal e à Actemium OGE-Solutions Frankfurt a renovação do sistema SCADA, incluindo o sistema de deteção e localização de fugas, as estações remotas (RTU), o sistema de comunicação via rádio e os armários de controlo.
A conduta tem um comprimento de, aproximadamente, 22 km e atravessa a Ria de Aveiro. A integridade e o controlo do oleoduto é, portanto, de particular importância para a proteção do meio ambiental.
Os sistemas da Actemium podem contribuir ativamente para a proteção ambiental uma vez que detetam e localizam fugas durante o transporte de produto, minimizando, assim, danos causados pelo derrame de cloreto de vinil.
Para o desenvolvimento deste projeto, a Actemium está a basear-se nas suas décadas de experiência na monitorização de condutas e no reforço de competências através da cooperação internacional entre duas unidades de negócio.
A CIRES tem uma posição de destaque no mercado ibérico, devido à sua vasta gama de polímeros de PVC e a Actemium Portugal tem o prazer de contribuir para este projeto com uma solução tecnológica state-of-the-art.
A entrada em funcionamento dos novos sistemas está agendada para abril de 2023.
Para mais informações, contactar José Sacramento (Business Unit Manager – Actemium Portugal)