Notícias

Women in Industry: Helena dos Santos

Helena Santos

Helena dos Santos, Executive Director da VINCI Energies Portugal, responsável pela Actemium Portugal, partilha o seu percurso como mulher na indústria.

Estudou engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, curso que acabou no ano 1980. Em março de 1981, estagiou no Departamento de Alta Tensão da Sotécnica e, depois, ascendeu até à equipa de gestão, passando a ficar responsável pelas áreas de Manutenção e Alta Tensão, juntando, mais tarde, a unidade de produção de quadros elétricos ao seu perímetro de atuação. A partir do ano 2012, Helena tornou-se responsável pela Actemium Portugal.

  • 1. O que a motivou a seguir esta área?

    Aconteceu naturalmente. Era mais uma aceitação de tarefas compatíveis com o meu perímetro de gestão. Era necessário ter um diretor executivo para a Actemium Portugal e eu fui a escolhida.

  • 2. Como é ser uma mulher a trabalhar na área da indústria? Algum desafio?

    Eu nunca tive problemas em ser uma mulher num mundo de homens. Mantive essa mesma mentalidade desde os meus tempos de faculdade e essa atitude dura até hoje.

    As pessoas são mais obrigadas a serem educadas e amigáveis, ​​o que facilita a interação.

  • 3. Já experienciou algum obstáculo nesta linha de trabalhos? Se sim, como os superou?

    Sim, mas felizmente são apenas situações menores, como conversas informais que acontecem após reuniões. Por exemplo, quando eles discutem desporto, eu não consigo me identificar pois é um tema pelo qual eu não tenho interesse. O que faço para superar isso? Eu tenho meus dias em que, simplesmente, ignoro isso, mas também há alguns dias que são mais difíceis… como para qualquer ser humano.

  • 4. Tem algum conselho que queira dar a outras mulheres que estejam a considerar uma carreira na indústria?

    Vão em frente! Não há nada que uma mulher não possa fazer!